0 In Produtividade

Como manter o foco e ter mais produtividade

produtividade

Como criar o foco necessário na hora de priorizar as tarefas, como seguir o roteiro de atividades sem deixar tarefas pendentes e evitar a tão temida procastinação ?

Bem acho que o início de tudo  é fazer uma lista de tarefas, diariamente ou semanalmente. O ideal é planejar sua lista de atividades para o mês de forma mais macro e depois semanalmente, até chegar nas tarefas diárias. Isso irá aumentar muito a sua produtividade pois tendo uma visão mais recente de suas tarefas você pode manter o foco no que interessa.

Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade  e Autor do livro Tríade do tempo,    garante que o profissional precisa aprender a controlar não o tempo, mas os seus dedos, sua ansiedade e sua atenção. Afinal, é se gerenciando que você se torna o senhor do seu tempo e não o escravo dele. No entanto, isso requer treino e disciplina.

Mas como então proceder para tornar as tarefas prioritárias realmente prioridade ???

Acho que a resposta está, segundo o próprio Christian, nos seguintes itens :

  1- Anotar as prioridades
  2- Planejar as tarefas diárias
  3- Priorizar o dia de trabalho
  4- Não deixar e-mails e navegadores abertos, foco no principal
  5- Não deixar que tarefas importantes se tornem urgentes
  6- Ter mais de uma agenda e não sincronizá-la
  7- Não esquecer de anotar tarefas que forem aparecendo ao longo do dia
  8- Priorizar as atividades na agenda
  9- Aprender a dizer “não” quando algo aparecer de repente, não achar que tudo pode ser feito
10- Limitar o uso das redes sociais

Além desses 10 itens é importante também :

1-Planejar-se –  planeje sua semana com antecedência de, pelo menos, três dias. Veja o que pode gerar urgências e crie atividades de prevenção.

2-Escolha uma ferramenta para centralizar suas pendências e tarefas. Utilize a ferramenta para se planejar e antecipar problemas. Eu utilizo o Evernote para minhas anotações e para capturar as idéias, o Sunrise Calendar para a minha agenda (tarefas com data e hora), que eu adoro porque ele possue integração com os demais, e o Todoist para a minha lista de tarefas. Mas existem inúmeros Apps para este fim, mas isso é assunto para outro post !

3-Priorize seu dia. Todos os dias verifique a agenda e só então inicie o seu trabalho.

4-Coloque lembretes para aqueles detalhes que não é possível se lembrar sempre, afinal sua mente não é para guardar tudo, é para ter idéias, tente manter ela Clara e limpa como água.

Nos próximos posts eu aprofundo mais esse tema.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply