0 In Organização

Organização Doméstica : como organizar a rotina da casa

organização do lar

Com o mundo que vivemos hoje, as mulheres trabalhando fora, sempre com muitas tarefas, filhos, marido, casa, e com a crise, muitas delas não podem ter o privilégio (para mim hoje é um privilégio) de ter alguém para limpar e arrumar a sua casa todos os dias, se faz necessária uma rotina de organização do lar.

   Para organizar seu lar, você pode criar seu próprio sistema de organização doméstica ou usar um método já criado como o FlyLady que já falei aqui no Blog. O melhor sistema é aquele que se adequa a sua vida, sua rotina e seus desejos.

   O importante para começar é estabelecer uma regra : bagunçou, arrumou. É muito complicado administrar o caos, destralhar é fundamental. Para isso é preciso que as coisas ao menos estejam, na medida do possível porque sei que com criança isso é mais complicado, em seus lugares. É preciso que coisas desnecessárias e não tão usadas já tenham sido reorganizadas em um processo inicial de destralhamento

   É importante engajar toda a família. Todos juntos, devem arrumar um cômodo por vez. Aproveite a oportunidade e saiba um pouco mais sobre a rotina de seu filho. Enquanto arrumam juntos vai perguntando sobre a escolas, os amigos, faça da arrumação, porquê não, um momento familiar de cumplicidade.

   Crie caixas de entrada. Seria interessante colocar caixas de entradas para bilhetes, formulários e avisos escolares. Incentive as crianças a usá-las. Premie se achar que deve, mas com pequenas coisas como balas e bilhetes amorosos.

   Ajude seus filhos a adquirir hábitos de organização. Isso irá ajudá-los para toda a vida. Na minha vida isso tem sido difícil, mas não significa que eu desisti. Tento lutar contra a desorganização do João, meu filho mais novo, principalmente em relação aos objetos escolares. Nesses hábitos que são interessantes ensinar as crianças, eu destaco alguns pontos :

   – Incentive seus filhos a fazerem as lições de casa sempre no mesmo horário
   – Ajude seus filhos a organizar trabalhos e deveres escolares em pastas e fichários
   – Compre uma pequena agenda para cada um, ou utilize a da escola mesmo. É importante anotar compromisso e datas. Utilizar um app no smartphone é uma boa e não corre o risco do esquecimento já que os adolescentes de hoje não o largam. Incentive seu filho (se a idade permitir) a utilizar o google Calendar, sunrise calendar, todoist, evernote ou outro app que possa ajudá-lo com lembretes de seus compromissos, provas, rotina de estudo, etc. (Aqui em casa eu incentivo o Evernote, comecei com esse app porque o João queria guardar senhas e dicas de jogos).
   – Ensine as crianças a separa de véspera, a roupa, o uniforme do dia seguinte e já deixar a mochila e tudo separado também.

Se seus filhos têm dificuldade de acordar ou precisam levantar-se muito cedo, e você também, deixe a mesa pronta para o café da manhã

 Alguns Truques para ajudar na sua rotina doméstica :

– Vá ao Supermercado apenas uma vez por semana e não três ou quatro vezes. Se puder faça uma compra de mês com o básico (arroz, feijão, enlatados,etc.) e deixe para comprar semanalmente apenas frutas e legumes ou algo extra. Além de economizar poupa várias idas ao supermercado.
– Acumule a roupa para passar e ligue o ferro apenas uma vez por semana
– Faça um cardápio semanal para que não se perca tempo pensando o que vai ser feito
– Faça listas de compras para o mercado, seja mensal ou semanal, assim você se limita a comprar apenas os itens da lista, você ganha tempo e economiza também.

Faça um Orçamento Doméstico baseado em despesas reais. Use os extratos do cartão de crédito e de sua conta corrente para fazer listas, por categoria, de todos os gastos efetuados nos últimos meses. Some o total de cada categoria e divida-o por 6 para obter a despesa média mensal de cada uma. Uma dica interessante que aprendi com a Patrícia Lages do Blog Bolsa Blindada é anotar os gastos arbitrários (aqueles supérfulos ou que não estão no orçamento, extras não planejados) em um caderninho e ao final de 3 meses levantar o quanto se gastou. Isso é mega interessante porque normalmente o nosso orçamento vai embora nessas pequenas coisas que separadas não parecem prejudicar, mas quando somadas ao final de um período pode se ter noção do quanto poderia ter se economizado.

limpeza do lar

crédito da foto : www.queenofmaids.com

Se você gastar 5 minutos limpando o banheiro 3 vezes por semana, serão apenas 15 minutos no total. Mas, se esperar para fazer isso só uma vez por semana, precisará de mais de meia hora para limpar a bagunça acumulada e a sujeira.

O método FlyLady também fala sobre isso, sobre todos os dias limparmos o banheiro, cada dia uma parte, assim dividimos o tempo e as tarefas. Minha sugestão é que você limpe por demanda. Por exemplo, estou tomando banho. Ao terminar posso perfeitamente passar um pano ou aproveitar para tirar o limo dos azulejos enquanto tomo banho. É um item que você irá perder um pouquinho mas que feito assim em etapas você nem sente e mantém sempre seu banheiro limpinho. Acabou de escovar os dentes ? Aproveita e limpa a pia !

Se tiver uma diarista ou empregada, Digite e arquivo no computador listas padronizadas de instruções. Quando precisar é só imprimir !

Admita que, se você promover mudanças, os outros precisarão de tempo para ajustar-se a essas MUDANÇAS. Mas, se você tem sido o criador da bagunça, talvez seus familiares estejam usando esse fato como desculpa para ser, eles também, relaxados.

Um dica mega interessante da Donna Smallin do livro Organize-se em um Minuto é pegar um cesto e ir catando tudo que se encontra jogado em casa. Coloque tudo de uma vez só, faça em 15 mintuos diários, depois olhe para o cesto e organize cada item onde deve estar. Pode-se até deixar num cantinho de achados e perdidos. Assim se alguém sentir falta, só procurar no cesto.

Há ocasiões em que a melhor estratégia para lidar com a bagunça do quarto de um filho adolescente é mesmo fechar a porta.

Estabeleça um esquema de lavagem de roupas : alguns tipos devem ser lavados em certos dias da semana. Eu organizo da seguinte forma : intercalando, funciona pra mim. Um dia lavo roupas claras, no dia seguinte roupas escuras e no outro roupas de cama e banho. Se a roupa está acumulada eu lavo dois tipos por dia até terminar com o cesto.

Coloque um cesto de roupa suja para você e seu marido e outro para as crianças. Se você tiver banheiros separados, ótimo, pode colocar em cada banheiro. Se tem uma área de lavanderia grande pode colocar os dois em separado também.

Se na sua casa as meias são um problema (na minha é com certeza) e ninguém sabe qual meia é de quem, uma boa idéia é dar um pontinho com linha de crochet mesmo, colorido, uma cor para cada morador da casa, na pontinha dos pares de meias, assim sabe-se exatamente qual par é de quem.

Reserve um tempo para cuidar da área de lavanderia. Verificar materiais de limpeza, validade, se terminaram ou não. Organize por objetivo, setorize por utilização assim fica mais fácil de encontrar. Procure ter uma lista ou inventário do que você usa todo mês, vá marcando conforme for acabando e jogue o fraco fora. Senão você corre o risco de achar que tem uma coisa e acabar ficando sem.

Se você detesta determinada tarefa, troque-a pela tarefa que outro membro da família mais detesta fazer. Aqui em casa meu marido cozinha e ele é que vai ao supermercado, eu limpo a cozinha e lavo a louça, também cuido da roupa e da limpeza dos banheiros e do meu quarto. As crianças arrumam suas camas e seus quartos. A Rafa cuida do cachorro (alimentação, passeio e limpeza). O João costuma ajudar com o lixo  e a Valentina que é pequena, apenas guarda o que é dela. É importante delegar senão a mãe fica muito sobrecarregada nas tarefas do dia a dia. Claro, nem sempre todos querem fazer suas tarefas, sempre rola um estresse, mas no fim tudo dá certo.

Execute pequenas operações de limpeza diariamente :

– Limpe azulejos ao tomar banho
– Limpe a pia, tampo do gabinete e as torneiras todas as manhãs após o uso.
– Mantenha os produtos mais usados no banheiro para agilizar o trabalho.

Procure facilitar a sua vida. Se ainda não experimentou produtos de limpeza novos e revolucionários, o que está esperando ? Há muita coisa boa no mercado, como desinfetantes em spray e panos de limpeza pré-umedecidos e perfumados.

Faça um Checklist de tarefas diárias e coloque em lugar visível para que todos vejam assim fica mais difícil esquecer o que deve ser feito.

A organização da casa não é trabalho de um dia apenas. É um processo CONTÍNUO. 

Não desista ! Tente encontrar o melhor sistema para você e muito importante, não se cobre demais. No seu tempo !!

Se quiser dividir comigo como faz a sua rotina, deixa um comentário !



Fonte de Pesquisa : Donna Smallin, Organize-se em um um minuto.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply