0 In Organização

Fly Lady : a descoberta da paz !

organização pessoal

A arrumação da casa é algo que me estressa muito. Fico fora de casa quase 12 horas por dia , não tenho empregada todos os dias, apenas uma diarista 2x por semana, dois adolescentes e uma criança pequena, além de um labrador comedor de todas as coisas materiais, caiu no chão, comeu.

O fato de não ter alguém passando uma vassoura todos os dias ou lavando a roupa, fora o Castelo de louça suja na pia, é causa de muito stress e muitos dias de mau humor, muitas vezes até de briga.
Nessa minha busca desenfreada por métodos que me ajudem a me organizar diariamente, descobri o método FlyLady. Já Ouviu falar no método de organização, voltado para mulheres chamado Fly Lady ?

FlyLady É um método de organização pessoal, voltada para o Lar, criado por uma americana chamada Marla Cilley. É um método de limpeza contínua da casa. Ou seja, deve-se dedicar um pouco do seu tempo diariamente para que as coisas não se acumulem. Devemos ter uma rotina diária antes de começar o dia e antes de ir dormir.

O início de  tudo é o destralhamento da casa (falei sobre destralhar aqui). Não dá organizar sem antes destralhar. O método propõe que gastemos 15 minutos por dia no destralhamento.

Marla Cilley prega que deve-se começar aos poucos (baby steps), avançando em pequenos passos. Como um bebê, engatinhando, caindo e levantando até que você consiga dar passos firmes e incorporar o método a sua vida.

Você vai ouvir muito falar do FlyLady por aqui. Estou experimentando o método e já já colocarei minhas impressões aqui…

Para mais informações sobre o método pode deixar um comentário que eu te respondo. Estou preparando uma série de posts somente para o FlyLady, aguarde !!

Cadastre-se no nosso site e receba novidades fresquinhas primeiro !

Para já dar uma curtida e tentando experimentar um pouco desse método, segue abaixo os 11 mandamentos da FlyLady

OS 11 MANDAMENTOS DA Flylady

Ser bom para si próprio é a chave para esta paz
1. Manter a pia limpa e a brilhar. Isto põe um sorriso no nosso rosto e ajuda-nos a manter a cozinha em ordem.
2. Fazer a rotina Noturna TODAS AS NOITES. Fazer a rotina noturna ajuda-nos a começar cada manhã com boas energias, em vez de “arrancar de cabelos e gritar pela casa”. Todos nós merecemos acordar sem stress.
3. Fazer a rotina Matinal TODOS DIAS, LOGO AO LEVANTAR. Vamos vestir-nos completamente até aos sapatos de atacadores, cuidar do nosso aspeto e isso ajudar-nos-á a sentirmo-nos melhores.
4. Não permitir distrações ao computador. Nós temos a tendência de enfiar a cabeça na areia. Vamos manter o tempo ao computador como um tempo de mimo e recompensa.
5. Arrumar o que desarrumamos. SE TIRAMOS DO LUGAR, ARRUMAMOS QUANDO ACABAMOS. Isto é algo em que não reparamos até ficar por fazer. Quando colocar as coisas de volta ao seu sítio se torna um hábito, deixamos de ter hotspots para nos fazer sentir mal.
6. Não tentar fazer dois projetos simultaneamente. Não tiramos para fora mais do que conseguimos fazer numa hora. Sentir-se assoberbado pelos projetos não faz bem aos nossos níveis de stress. Focamo-nos numa só coisa de cada vez e encontramos a paz.
7. Fazer algo por nós próprios todos os dias. Talvez até cada manhã e cada noite. Nós merecemos!
8. Trabalhar tão depressa quanto possível para concluir uma tarefa. Isto vai proporcionar mais tempo para fazermos o que gostamos mais tarde. Tempo livre é tempo para nós próprios! Não deixamos um projeto pairar sobre a nossa cabeça. Concluímos o mais depressa possível para o podermos esquecer.
9. Sorrir mesmo quando não temos vontade. É contagiante. Um sorriso no rosto pode mudar a nossa atitude por completo. Sorrimos mesmo sem vontade. Este sorriso informará a cabeça que estamos felizes. Nós somos capazes de fazer isto!
10. Decidir ser feliz e sentirmo-nos felizes. Nós conseguimos convencer-nos de qualquer coisa: Porque não ser feliz? Abandonamos a atitude de “coitadinhos” e sentimo-nos abençoados. Pomos na cabeça que estamos felizes e somos felizes.
11. Mimar-nos, nós merecemos. Sim, merecemos. Fazemos tanto por tanta gente, devemos também tirar tempo para fazer algo por nós próprios. Quando desenvolvermos este hábito estaremos a voar alto!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply