0 In Organização

Destralhar : como começar a organizar a sua vida

Destralhando

Hoje irei falar sobre algo muito, muito importante quando se pensa em organização : O Destralhamento.

Você acha que tem coisas demais mas não consegue se desfazer ?

Sua casa está pequena para tantas coisas e você precisa decidir o que sai e o que fica ?

Existem objetos guardados há mais de dois anos em um armário escondido ou naquela mala antiga ?

Então esse post é para você !!!!

O que é Destralhar ?

Diversos métodos de organização pessoal, como o GTD (Getting things done) de David Allen ou mesmo o FlyLady falam que Destralhar é simplemente indispensável  e obrigatório quando se pensa em reorganizar a vida ou colocar em prática um método que te auxilei na sua produtividade e na gestão do seu tempo.

O termo “Destralhar” quer dizer, livrar-se daquilo que não tem mais uso, jogar as “tralhas” fora, em inglês, “Declutter’.

O método FlyLady por exemplo (colocar link sobre o que é o flylady aqui) diz que você separar 15 minutos diários para destralhar sua casa. Em ciclos de 5 a 15 minutos, varra cômodo a cômodo, destralhando tudo aquilo que não serve mais. E como saber o que destralhar ? Destralhe tudo aquilo sem uso há mais de dois anos. Lixos, papéis, caixas guardadas, etc. Tudo que você acumula pensando usar um dia e nunca usou, jogue fora. Se tiver pena ou for algo mais paupável que poderá servir a outras pessoas você pode doar ou mesmo vender em sites de venda como o Olx e o Mercado livre por exemplo. O importante é fazer algo a respeito e deixar de acumular tanta coisa.

O primeiro para a organizar é o declutter. Não adianta querer organizar sua vida sem antes organizar suas coisas. E segundo a FlyLady antes deve-se limpar um ambiente ou móvel para só depois organizar (e isso serve para a nossa cabeça também, podemos ver isso no método GTD mas é assunto para outro post).

Em um primeiro momento pode-se fazer aquele intensivão e sair destralhando a casa toda de uma vez. Mas se não for possível essa proposta dos 15 minutos da FlyLady funciona bem. No meu caso eu vou cômodo a cômodo, olho e pergunto : “Tem algo aqui que pode ser jogado fora ?”, “Tem algo neste cômodo que não deveria estar aqui ?”, “Posso organizar isso de outra forma” ? E vou fazendo as modificações. A minha casa já está bem enxuta mas é incrivel como sempre tem coisa para destralhar, não acaba nunca ! 🙂

Mas não fique ansiosa ou preocupada em fazer tudo de uma vez, ok ? É mais produtivo marcar pequenas metas e ir fazendo aos poucos. Se não der todos os cômodos em um dia, divida a casa por zonas (a FlyLady fala sobre isso também) e vá fazendo uma por dia, até chegar em um estado que você ache aceitável.

Fique firme no seu propósito, acredite e discipline-se para ao menos todo dia fazer o declutter em um local. Depois que entrar no sangue você verá que fará automaticamente, sempre se perguntando “antes de acumular” se você realmente precisa daquilo. É uma boa forma de viver, sabe. Não precisamos acumular um monte de coisas, nem precisamos ter muito para sermos felizes. Precisamos viver uma vida mais minimalista, com o pouco que é essencial e que vale a pena a sua energia. Vamos ser mais que ter !!

Breve estarei colocando uma série de posts explicando como funciona o FlyLady e como você pode aplicar na sua vida !
Para ter sempre novidades, cadastra-se !!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply