0 In Hábitos

10 passos para criar um novo hábito

Mudando Hábitos

Primeiro Fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem (John Dryden)

Essa semana me deparei com algumas questões bem importantes. Nesse meu processo de organização pessoal, comecei a perceber que muito das metas que não consigo cumprir vem do fato de que eu preciso mudar ou mesmo criar alguns novos hábitos.

Especialistas dizem que não devemos tentar criar vários hábitos de uma vez e sim testar um novo hábito a cada 30 dias, somente passar para o próximo quando conseguirmos incorporar na rotina o anterior.

Mas como criar novos hábitos ? Como se comprometer e ter disciplina por pelo menos 21 dias ?

Hoje neste post eu coloco 10 passos para criar um hábito, bora seguir ?

1-Comprometa-se pelo prazo de 21 dias

Estudos revelam que se você manter um hábito por 21 dias consecutivos, ele passará a fazer parte de seus novos hábitos. Esse é o tempo que o seu cérebro precisa para incorporar essa ação como automática na sua vida. Defina qual hábito você quer desenvolver e sustente-o firmemente por pelo menos 21 dias, esse é o mínimo. Utilize seu calendário e vá marcando os dias que ir conseguindo, isso te estimula e motiva. Ou você pode fazer uma planilha no excel como essa abaixo (baixe aqui) e ir marcando os dias.
Se desejar criar mais de um hábito, tente no máximo dois de cada vez, ou seja, 30 dias para cada 2 hábitos, esse é o ideal para não corre o risco de se frustrar.

2-Faça diariamente

Chova ou faça sol, trabalhando, em férias, viajando, nada pode ser motivo para você interrompa esse hábito. Deixar de executar isso não ajudará a formar um novo hábito. É preciso que haja a repetição, deve ser contínuo e inenterrupto para virar hábito. Causa menos procrastinação e para ser incorporado precisa da repetição.

3-Inicie sem exageros

Por exemplo, se você quer criar um hábito novo como acordar mais cedo, não adianta saber que você só consegue se sentir com 8 horas e dormir apenas 4 horas ! É preciso analisar o que seu organismo suporta e adaptar a sua rotina. Ah eu gostaria de beber mais água então vou beber 5 litros de água ??? Não… comece de devagar. Depois de incorporado na sua rotina vá modificando as poucos… o importante é começar !

4-Utilize gatilhos
Um gatilho é uma espécie de ato/atividade ou ritual que você ativa um pouco antes de praticar o hábito, assim fica mais fácil de lembrar o que precisa ser feito. Por exemplo, se pretende dormir mais cedo, marque um horário e durma sempre no mesmo horário. Se pretende parar de fumar, beba água a cada vez que sentir vontade de pegar um cigarro.

5-Preencha a necessidade eliminada
Se está deixando de praticar um hábito prejudicial, como fumar por exemplo, substitua por algo mais saudável como beber água por exemplo. Coloque algo positivo no lugar do hábito que você está deixando.

6-Não Desista
Depois de algum tempo é possível que você esqueça do compromisso que fez consigo mesmo. Escreva o hábito que está disposto a criar, coloque num quadro ou papel e vá marcando. Coloque em um local visível, que vc olhe todos os dias, sempre à vista, para que você se lembre de cumpri-lo diariamente.

7-Remova tudo que possa te afastar do seu objetivo
Dependendo do que está tentando criar, você precisa adaptar seu ambiente durante os primeiros 30 dias, para não cair em tentação ao velho hábito. Por exemplo, se está deixando de fumar jogue fora maços, esqueiros, cinzeiros, tudo que te lembre que um dia você foi um fumante. Ah se tomava um café sempre antes de fumar, tente não fazer mais, troque por outra coisa assim não se lembrará que precisaria fumar.

8-Use a técnica do “mas”
Use a técnica do “mas” para modificar maus padrões de pensamento.Quando começar a ter mais pensamentos use a palavra “mas” para pensar nos benefícios de mudar, por exemplo: “Não consigo acordar cedo porque necessito de mais de 7 horas de sono,mas se eu dormir mais cedo, poderei completar essa quantidade de horas.

9-Seja Persistente
Não é do dia para a noite, a construção de um novo hábito demanda foco, disciplina e só se solidifica após o tempo mínimo proposto. Nada de ficar ansioso e desistir antes de completar 30 dias. Pense, está difícil, mas persistindo você chega lá.

11-Associe-se a pessoas positivas
Junte-se com pessoas que já tem o hábito que você deseja desenvolver. Que elas possam ser inspiração, a motivação que você precisa para continuar. O ambiente que você frequenta vai influenciá-lo. Se precisa deixar de beber, evite os bares e festas sociais com muita bebida ou amigas(os) que bebem muito. Convivendo com pessoas que já possuem o hábito fica mais fácil de influenciar-se por ele.

Que tal me contar como foi esse processo após os 21 dias ? Consegui atingir seu objetivo ?

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply