2 In Organização

FlyLady – Criando hábitos de Organização

flylady2

Há alguns posts atrás eu falei como descobri o método FlyLady. Se você ainda não conhece o método sugiro ler aqui e aqui.

Hoje vim aprofundar mais o estudo de como o método funciona e de que como você pode trazer para o seu dia pequenos hábitos para formar rotinas diárias, semanais e mensais de limpeza e arrumação do seu lar.

Esse método atende melhor a pessoas que não possuem uma empregada doméstica e que necessitam fazer a própria limpeza do seu lar. A criadora do FlyLady se inspirou nas americanas, já que nos Estados Unidos é muito caro ter uma empregada doméstica. A maioria das americanas faz tudo em casa. Tenho receio de que aqui no Brasil isso acabe acontecendo visto que o piso mínimo para uma empregada doméstica é cerca de 1.000,00 fora os encargos colocados pelo governo, férias, direitos trabalhistas, etc.

No meu caso eu tenho uma diarista que me ajuda 2 x por semana. Nos demais dias é comigo mesmo.

Você vai perceber que não é difícil se adaptar a uma rotina básica, adaptada às suas necessidades. Basta se dedicar alguns minutos por dia e ir dividindo as tarefas. Ao final da semana você vai perceber que consigou manter a casa limpa e arrumada e ainda sobrou tempo para dedicar-se a seus filhos e suas atividades pessoais.

Quando iniciamos no método somos chamadas de FlyBabies, porque assim como um bebê, ainda engatinhamos no método, mas aos poucos vamos aprendendo, passo a passo todo o sistema e vamos alcançando vôos cada vez maiores rumo a paz de espírito e ao aumento do tempo para fazer o que é importante para nós.

É muito gratificante quando conseguimos ter organização e controle de nossa casa. Ficamos mais felizes e com a mente mais livre para outras atividades.

Li um artigo no extra essa semana que fala justamente como a desorganização pode ser nociva para a nossa vida  : http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/desorganizacao-atrapalha-funcionamento-do-cerebro-provoca-estresse-18528794.html

O importante no método FlyLady é não se cobrar tanto. Nada de exigir a perfeição. Se você vacilar e não conseguir seguir, recomece. Recomece sempre, não desista, adapte o sistema a sua vida, mas nunca desista. O sistema perfeito é aquele que é ideal para você, que funciona para você, mas nunca podemos esquecer que somos humanas e que nunca será 100% ideal.

Bem agora vou falar dos 31 babysteps do Sistema FlyLady, mas não falarei neste artigo de todos eles pois do contrário ficaria enorme ! Vou falar de 10 passos e nos próximos artigos continuo com os demais.

01.Brilhe a pia

Tem algo melhor que olhar a sua pia da cozinha limpinha, brilhando ! Sem louças, nenhuma sujeira, nem copos para lavar ! Para começar seguindo esses passos a dica é nunca deixar a louça acumular.
Para manter a pia brilhando você pode usar uma solução com cloro ou água sanitária ou mesmo um produto especifíco para a sua pia.
Lembre-se que hoje em dia temos ótimos produtos desengordurantes que facilitam a nossa vida. Para quê complicar se podemos facilitar??
Eu costumo limpar a pia com Veja ou mesmo uma solução de cloro e dentro da pia em inox eu passo um desengordurante após limpar água e detergente. Fica um cheiro maravilhoso de pia limpa !

imagem : internet

imagem : internet

02.Vista-se completamente

Essa dica atende mais a pessoas que trabalham em homeoffice ou são do lar. Não dá para ficar descalça, de pijama. Ao acordar, vista como se fosse trabalhar fora.
Vista-se completamente, inclusive com sapatos / chinelos. Arrume o cabelo, cuide de seu rosto. Nada de ficar largada só porque está em casa !!

03.Repita tudo e leia os lembretes

Para criar o hábito é necessário que se leia todos os dias os steps. Imprima e coloque em um lugar visível.
Coloque lembretes para não esquecer da sua rotina. E os leia no mesmo horário todos os dias para criar os hábitos. Depois de um tempo você não precisará mais deles.

04.Escreva o que estamos fazendo

Anote e coloque em local visível, enquanto os hábitos estão sendo estabelecidos é fácil se distrair e se desviar.

05.Afaste as vozes ruins

Essas vozes podem vir de fora ou de dentro da sua cabeça, para cada frase de acusação ou desânimo escreva um incentivo, uma motivação.
Procure repetir frases motivadoras ao longo do dia, todas as vezes que vier um pensamento de desânimo rebata com um pensamento positivo.

06.Se livre dos hotspots por 2 minutos

Faça pequenas tarefas por 2 minutos. Coloque um timer. Quando ele apitar passe rapidamente para outra tarefa. Programe essas pequenas tarefas ao longo do seu dia.

limpeza do lar

fonte : www.queenofmaids.com

07.Separe as roupas do dia seguinte

Procure sempre deixar as roupas do dia seguinte separadas na noite anteior. Isso vai te poupar tempo. Ao invés de ficar pensando na hora o que vestir você ganha tempo para outras tarefas.

08.Crie seu Control Journal

O Controle Journal será o seu controle diário. Um caderno ou fichário onde você tem anotado suas rotinas, planejamentos, rotinas, listas de tarefas, lista de compras, telefones úteis. Tudo que disser respeito ao seu lar fica concentrado no Control Journal. É como um planner, mas voltado para as tarefas flylady.

09.Declutter

Já falamos algumas vezes sobre destralhar. Não para organizar tralhas, coisas que não tem onde guardar, que ocupam espaço, coisas espalhadas. Considere gastar 5 minutos diariamente para destralhar.

10.Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos

Procure gastar 15 minutos em cada cômodo da sua casa. Seja destralhando, arrumando, limpando. Coloque o timer
para 15 minutos. Divida a casa em zonas (nos próximos posts sobre FlyLady explicarei mais esse conceito) e a cada semana se concentre numa zona.
Se uma tarefa for muito grande que não dê pra fazer em 15 minutos, faça apenas 15 minutos continue outro dia. O importante é fazer alguma coisa.

Feito é melhor que perfeito

No próximo artigo sobre FlyLady continuo os baby steps ! Até lá dá para ir criando o hábito de executar esses 10 primeiros, que tal ?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Shânkara
    8 de maio de 2016 at 4:21 PM

    Oi! Tudo bom? É a primeira vez que visito o seu blog e ele parece ser bem interessante. Só que esse post está cheio de parênteses (lembretes para você mesma, creio) não clicáveis. Precisa dar uma revisada.

    • Reply
      meumundoorg
      9 de maio de 2016 at 9:32 PM

      Olá Shânkara, tudo ótimo !! Obrigada por me avisar ! Estou começando nesse mundo dos Blogs e me passou desapercebido !
      Que bom que está gostando do conteúdo ! Sempre deixe seu feedback ok ? É muito importante pra mim ! bjs

    Leave a Reply